Mega Iate

Mega Iate
marinheiro

sábado, 16 de janeiro de 2010

Vida de Marinheiro


SOBRE AS AGUAS
CONSULTORIA NÁUTICA

Passeios de Lancha,Escuna, Mergulhos,Aluguel de Embarcações c/ Tripulação

HOSPEDARIA DO MARUJO
Diarias, Fim de Semana, Feriados







Vida de Marinheiro,

veja que bela imagem.


Mas um sábado que chega, o dia amanhece lindo, a previsão do tempo é favorável e lindos barcos estão nos clubes náuticos e marinas a espera de seus proprietários que na companhia de sua família e amigos chegam de carrões importados, de avião particular ou de helicópteros para navegar mar a fora com seu barco e fugir do stress das cidades grandes.



Para quem não é do Ramo Náutico deve ficar pensando.


“ Puxa que Vida Boa!! Essa é a vida que eu queria”.


E é boa sim....


Mas só para quem é dono da embarcação e sua família ou para que tem o privilegio de ser amigo do proprietário e ser convidado.


Quem é marinheiro ou pensa em ser, sabe, ou é bom saber que para que tudo isso saia perfeito e finalmente proporcione o prazer tão esperado e agradável a esses proprietários de barcos, existem regras e uma grande rotina que deve ser mantida.


Para o Marinheiro a semana começa com uma Grande faxina no barco, resultado do ultimo final de semana que o barco saiu com seu proprietário e convidados para um passeio (com pernoite) naquela baia ou ilha paradisíaca.




Na foto;o colega e Capitão Amador Beto de Porto Belo (Que passou algum tempo no Caribe embarcado em um Mega Iate de 98 pés) mostra que a vida não é fácil. Ele recebeu um convite para voltar ao Brasil, mas do mesmo jeito não voltaria para casa.


Ele é de Porto Belo – SC e teve que se afastar da família e amigos e mudar para a cidade de São Sebastião com sua esposa e filho para trabalhar e morar em um Mega Iate de 76 pés.


É esse o preço que todo bom navegador acaba pagando por ser destacar melhor no mercado da profissão.


E não é porque ele é Capitão que deixa a fama subir a cabeça.


Veja que ele mal chegou com o barco em um domingo a tarde de um passeio, atracou o barco na vaga e pensa que a trabalho acabou, é hora de lagar o comando e “bater uma água” para tirar o excesso de sal, e em outro lado do barco sua esposa e seu filho que também fazem parte da tripulação se ocupam na reorganização da parte interna da embarcação.


“O trabalho não termina quando o barco chega de um passeio, pelo contrario, quando o barco volta e atraca no cais da marina é a hora de começar a preparar a embarcação para deixar toda em ordem novamente para o próximo final de semana”


E não pense que manobrar um barco é diversão!


Além de se preocupar em cuidar do patrimônio do chefe, o marinheiro tem que ter cuidado durante a atracação do barco para que o barco não sofra um arranhão, e tem ainda a manutenção diária dos equipamentos e os serviços extras.




Quando um prestador de serviço náutico não tem tempo para executar um trabalho em um barco por falta de tempo, a tripulação tem que se mexer, e o serviço que ficou atrasado deve ser feitos por eles.


Não é só de viagens para Angra, Florianópolis e para a Bahia que vive um Marinheiro. O negocio aperta e o jeito é cair em baixo da embarcação e preparar o casco para a próxima temporada. O negocio é não deixar o Patrão na Mão.



“O Marinheiro deve usar o tempo que sobra para estudar os equipamentos de bordo e localizar informações atualizadas e importantes para a profissão”


Faxina nos banheiros, limpeza dos quartos, cozinha e sala, levar roupa de cama, mesa e banho para a lavandeira, limpar os carpetes, higienizar as louças, lustrar os moveis, limpar os vidros e espelhos internos, fazer mercado, etc.. não pense você que isso é coisa de mulher, 90% desses serviços são feitos por homens. Do ano 2000 para cá, as mulheres começaram a ganhar espaço nesse mercado, e começaram a ser aceitas pelos proprietários de barco para fazer parte da tripulação.


E não pense que elas se acomodam em cuidar somente da área interna do barco, minha colega Katia (foto acima) que trabalha em um Mega de 98 pés no Caribe, mostra que as mulheres vão alem do que os homens fazem, ela é responsável pela área interna do barco, mas trabalha no convés com cabos, nós e amarras e não tem medo de ser içada por um cabo para dar um retoque final nos vidros externos da embarcação.


E não para por ai,


Feito isso agora é hora da tripulação passar aquela cera para proteger o gel ou a pintura do barco e lustrar toda a ferragem com polidor. Alguns marinheiros se desfrutam do direito de folgar em dias estabelecidos pelos proprietários ou pelas marinas. Mas nem todos cumprem essas folgas, pois a muito o que fazer abordo, manutenção dos motores, geradores, testar equipamentos, eletrodomésticos e simular a operação de todos aparelhos, equipamentos de navegação e acessórios que serão usado no próximo final de semana são mais algumas tarefas que devem ser feitas.


Porque na véspera da saída o marinheiro terá que estar disponível somente par mexer com serviços limpos.


É a hora retirar a capa de proteção da embarcação, buscar as roupas de cama, mesa e banho na lavanderia e “MONTAR” todo o barco. O estofamento externo que foram lavado e que ficaram “ESCORRENDO” no fly a semana toda e já podem voltar para seus lugares de origem.


“ENCHER” a geladeira, freezer, despensa e armários com as bebidas e comidas preferidas


Nem pensar mexer em gasolina do bote, diesel, ou produtos que tenham cheiro forte.


Esse cheiro “impregna” no marinheiro e pode não sair ate a data da saída.


Últimos detalhes também deverão ser concretizados na véspera, como a data e hora de chegada

do Patrão e convidados.
O marinheiro não pode deixar serviços para o dia programado para o passeio.

Somente o gelo é o ultimo produto a entrar no barco.


Para os

Novos Marinheiros


Vai umas dicas do velho

Marujo:

Pirate





Não Marque compromisso com ninguém no final de semana, férias, datas importantes e feriados prolongados.


Esses dias pertencem ao Patrão.


Aguarde a dispensa dele para poder agendar sua vida pessoal.


Claro que ainda existem alguns proprietários que cancelam a saída de barco com os amigos e esquecem de dispensar o marinheiro que esta la na marina o dia todo esperando por ele.


E os piores são os:


"Novos Ricos"



São aqueles que mal atravessaram algumas vezes a balsa do Guarujá, pois a de Ilha Bela nem sabe que existe.


Compra uma embarcação caríssima um monte de tralhas que não vai usar nunca e só atrapalha.


A maioria dos convidados e da turma antiga do churrasquinho na laje que lógico vão fazer também no barco, comem e bebem ( e muito ) pensando que barco é laje, pronto é a pior hora a maioria vomita por todo lado, e os que não começam a fazer e dar idéias estúpidas e perigosas ao Patrão que com certeza também bêbado começam dar ordens que até Netuno se apavora.


Muita calma nesta hora, tente contornar a situação com muita sutileza e principalmente não discuta.


Não esqueça nunca, voce é responsável pela vida de todos a bordo o Patrão é apenas o dono do barco e não entende nada , por isso te contratou.


Caso houver insistência saindo das regras de navegação pondo em risco a embarcação e pessoas a bordo use o velho truque da "Pane Mecânica".


Atraque a embarcação, mesmo que tiver de pedir ajuda. Quando em terra peça demissão e denuncie na Capitania dos Portos e todas as Marinas


" Mulheres "



São um dos maiores perigos a Bordo, dão em cima de voce deliberadamente e sempre estão acompanhadas, não interessa quem seja lembre-se:


"Onde ganha o Pão, não se come a Carne"


É importante voce também pesquisar a vida do futuro Patrão, pois com certeza ele já virou a sua do avesso e assim evita de entrar em alguma fria.


É uma profissão maravilhosa, gratificante financeiramente, porem pouco conhecida no Brasil, estima-se que hoje existam mais de 65 mil marinheiros particulares no Brasil. E algumas mudanças já surgiram, como o reconhecimento do ministério do trabalho pela categoria e o aparecimentos dos novos e modernos marinheiros no mercado.


Este é o lado responsável da profissão.

Agora o lado lindo e colorido de ser Marinheiro Particular...


É isso, foram 25 anos na profissão, hoje faço consultoria de compra e vendas de embacações, deixo este toque para quem quiser seguir este caminho.


Ser Marinheiro é viver em harmonia com a natureza sem horario sem patrão todos os dias na orelha, bronzeado e muito importante Solteiro rsss


Quem sou eu?


Fernando Guedes


Marinheiro Profissional da Marinha Mercante


Capacitado em comandar embarcações de turismo e lazer até 100t


Vivo em Ubatuba Litoral Norte de São Paulo


Meus queridos e futuros colegas, caso tenham alguma duvida que eu possa ajudar ou só para trocar experiencias, será um imenso prazer, meu email e msn é:


arktossail@hotmail.com


Skype:


marujo1147


Que o Canto das Marés nos protejam.



Um comentário:

  1. www.vidademarujo.com.br
    Como era paisano estava sempre a procura de informações da Marinha, como era a rotina, salário, plano de carreira entre outros. Mais nunca encontrava, então fiz um site para ajudar tanto você que está procurando informação como também para fazer humor com a marujada já de bordo.

    ResponderExcluir